A Apple anunciou, no evento da passada segunda-feira, quais são as principais novidades para os sistemas operativos dos seus principais equipamentos (iOS 15, iPadOS 15, WatchOS 8 e macOS Monterey). Como já tem vindo a ser hábitos nas últimas versões, a Apple continua preocupada em garantir a maior privacidade possível aos utilizadores dos seus equipamentos. Estas novas versões dos sistemas operativos não são excepção e vincam ainda mais essa política com mais funcionalizes para garantir mais segurança e privacidade.
A aplicação Mail irá sofrer uma atualização que impedirá o rastreio de IPs, localizações e hora de abertura e leitura dos emails que recebe. Isto é, se o email contiver alguma estratégia de tracking, esta será bloqueada e o remetente não terá acesso a informações como:
- Data e Hora de abertura e leitura do email
- O seu endereço de IP
- A sua localização
Além disso, com as novas versões dos sistemas operativos, será possível criar endereços de email instantâneos e aleatórios para proteger o seu endereço de email principal. Pode criar diferentes emails para cada conta ou serviço que está usar e onde não quer o usar o seu endereço principal. O melhor de tudo isto é que não terá de se lembrar desses endereços, porque os emails serão automaticamente direcionadas para a sua conta de email principal. A qualquer momento, poderá cancelar qualquer um desses emails instantâneos e deixar de receber publicidade ou emails de SPAM que esse endereço possa estar a ser alvo.
Safari
Também o navegador web da Apple sofreu uma atualização para aumentar ainda mais a privacidade e segurança enquanto navega.
O Safari contará agora com encriptação enquanto acede aos websites, camuflando os dados de IP e localização enquanto navega na internet. Esta atualização reforça ainda mais a política de prevenção de partilha de dados entre sites e empresas enquanto navega. Mais um vez, a Apple aposta forte nas estratégias de devolver a privacidade aos utilizadores, causando rela impacto nas empresas de publicidade dirigida que deixam de ter acesso a essas informações.
Estas novas tecnologias que contribuem para o aumento da privacidade dos utilizadores quando utilizam os seus equipamentos não estarão, no entanto, disponíveis nos seguintes países:
- China
- Bielorrúsia
- Colombia
- Egito
- Cazaquistão
- Arábia Saudita
- África do Sul
- Turquemenistão
- Uganda
- Filipinas
Os países supracitados têm políticas de regulamentação que impedem a Apple de promover estes serviços aos utilizadores destes países.
Resumo do WWDC 2021
A MacRumors preparou uma resumo de 9 minutos das principais novidades apresentadas pela Apple no seu evento que durou quase 2 horas. Veja o vídeo abaixo: