Uma gema de ovo pode apresentar cores diferentes e, certamente, que todos nós já fizemos essa observação. E, portanto, a cor da gema pode variar de amarelo claro a laranja escuro.
Diz-se que a cor da gema do ovo está inteiramente relacionado com a saúde da galinha. Por exemplo, quanto mais escura, redonda e firme a gema for, mais saudável era a galinha que lhe deu origem. Para além disso, uma gema mais leve significava que a galinha teve uma vida menos saudável. O que se verificou após estudos mais aprofundados sobre esta questão, é que tudo isto era falso…
Então, o que provoca diferenças na cor das gemas?
O que significa a presença de cores diferentes ?
Uma gema de ovo pode realmente apresentar cores diferentes. Isto é um facto.
A cor pode variar de amarelo claro a laranja escuro, no entanto, esta cor não diz nada sobre o estilo de vida da galinha. Também não diz nada sobre o quão saudável é a gema. A única forma de saber se a galinha era saudável era a partir do tipo de alimentação que teve. Se comeu muito trigo, o ovo surgirá com uma gema amarela clara. Por outro lado, se teve uma dieta mais rica e equilibrada, com milho, outros cereais e alface, os seus ovos apresentarão uma gema mais escura, pois aqueles alimentos contêm mais caroteno – substância que torna as cenouras cor-de-laranja.
O valor nutricional do ovo não é influenciado pela cor da gema. Se é de origem orgânica ou se vem de uma galinha mantida em cativeiro também não tem qualquer influência. São ambos igualmente saudáveis, como já foi abordado no Sábado Saudável. As gemas contêm diversas vitaminas importantes não sendo influenciadas pela cor; assim como não influencia o sabor.
Fontes: Impala News Portal de Notícias – O que diz a cor da gema do ovo sobre a saúde da galinha?