Hoje vamos debruçar-nos um pouco sobre o antebraço, em termos da sua constituição óssea. E os ossos que trago hoje para vos apresentar são o cúbito e o rádio.
O antebraço é constituído por dois ossos:
- Cúbito (ulna): encontra-se no lado interno (medial), que é o lado que corresponde ao 5º dedo – dedo mínimo ou auricular.
- Rádio (radius): encontra-se no lado externo (leteral), que corresponde ao lado do 1º dedo – polegar.
Cúbito
A extremidade proximal do cúbito tem uma superfície articular em forma de C para a tróclea do úmero (artigo sobre o úmero já foi publicado e pode ser consultado), chamada grande cavidade sigmoideia – chanfradura troclear ou semi-lunar. A grande cavidade sigmoideia é composta por duas apófises. A apófise maior, que é posterior, designa-se olecrânio – aquilo que chamamos de cotovelo, facilmente palpável. Os músculos posteriores do antebraço inserem-se no olecrânio. A apófise mais pequena, que é anterior, designa-se de apófise coronoideia.
Para além disso, a extremidade distal do cúbito apresenta ainda uma pequena cabeça que se articula em simultâneo com o rádio e com os ossos do carpo (pertencentes ao punho que serão abordados no próximo artigo “OSSOS”). A cabeça pode ser observada no lado posterior e interno cubital do antebraço distal. O lado póstero-interno da cabeça tem uma pequena apófise estiloideia com a forma de caneta ou instrumento de escrita na qual se inserem ligamentos do punho.
Figura 1 – Cúbito e rádio do antebraço direito: vista anterior.
Figura 2 – Extremidades proximais do rádio e cúbito direitos.
Rádio
A extremidade proximal do rádio designa-se de cabeça. Esta é côncava e articula-se com o côndilo do úmero. As superfícies laterais da cabeça constituem um cilindro liso, onde o rádio roda contra a pequena chanfradura sigmoideia do cúbito – chanfradura radial. Quando se roda o antebraço – supinação e pronação – a extremidade proximal do cúbito fica imóvel e o rádio roda. A tuberosidade bicipital é o ponto de inserção do bicípite braquial (músculo abordado no primeiro artigo de “MÚSCULOS”).
A extremidade distal do rádio, que se articula com o cúbito e com os ossos do carpo é larga e apresenta uma apófise estiloideia que se localiza externamente e onde se inserem os ligamentos pertencentes ao punho.
Fontes: Fontes: Seeley, R., Stephens, T., & Tate, P. (2003). Anatomia & Fisiologia, 6ª Edição. Editora Lusociência. ISBN: 972-8930-07-0.
Figuras: 1 2