Sphodros rufipes é uma espécie de aranha-caranguejeira que existe no sul dos Estados Unidos. Pertence à família Atypidae, da sub-ordem Mygalomorphae. Já foi observada e fotografada em vários estados, como o Indiana, Missouri, New Jersey, Tennessee, Delaware, Louisiana e até em Massachusetts. Mais recentemente até foi também encontrada no Canadá.
Um indivíduo macho da espécie Sphodros rufipes. Autor: David Duvernet.
O segundo nome latim rufipes significa “pé vermelho”. Percebe-se o porquê deste nome viste que as patas de Sphodros rufipes macho são vermelhas ou laranja-avermelhadas.
O corpo destes aracnídeos tem uma aparência sólida e poderosa, para além de serem pretos.Como já foi mencionado acima, as pernas compridas dos machos são vermelhas ou laranja-avermelhadas. Já as fêmeas possuem pernas pretas. Assim, há um claro dimorfismo sexual. As fêmeas adultas podem alcançar um cumprimento de 25 mm, ou até mais. As quelíceras (presas) de S. rufipes apontam para baixo, tais como outras espécies da família Mygalomorphae.
Este aracnídeo tem um método muito próprio de apanhar as suas presas. Ele produz e constrói um túnel de seda. Este túnel costuma estar encostado árvores ou suportado por pedras ou outros objectos convenientes. Aqui ele aguarda por presas que se aproximem. Estas trepam o lado externo do túnel ou aterram aqui. É neste momento que o predador do lado de dentro usa as suas quelíceras para morder as paredes de seda e puxar as suas presas para dentro. Raramente estas aranhas saem das suas teias. O único e principal motivo é para acasalarem.
O tunel de senha que esta espécie elabora. Autor: Marshal Hedin
Fonte: Wikipedia