Muitos países já incluíram leis para obrigar a inclusão de imagens que possam funcionar como dissuasoras do consumo de tabaco, nomeadamente fotografias de vários tipos de cancro e outras patologias associadas ao consumo de tabaco. Portugal é precisamente um exemplo desses países, onde os maços de tabaco já incluem este tipo de imagens (como podem ver na imagem abaixo).
Porém, o consumo de tabaco continua em números alarmantes e são várias as tentativas de dissuadir os fumadores. O exemplo mais recente é um artigo publicado por Jordan Louviere e seus colaboradores na revista científica “Tobacco Control – BMJ”. O artigo dá a conhecer um estudo onde foram testadas outras forma de dissuadir os fumadores através da alteração da imagem do cigarro, ao invés de alterar apenas o maço.
Os investigadores criaram cigarros com diferente aspecto exterior, como mostra a figura abaixo, e pediram a fumadores que avaliassem a atractividade de cada um dos cigarros.
Conclusões
Os resultados mostraram que o último cigarro (imagem acima) provoca uma maior aversão aos indivíduos a quem foram colocados os cigarros à escolha. Desta forma, o estudo mostra que a alteração do aspecto do cigarro pode ser uma medida adicionar de incitar à redução do consumo de tabaco.
Fonte: , et al. Dissuasive cigarette sticks: the next step in standardised (‘plain’) packaging?,