Os peixes da família Uranoscopidae são peixes perciformes que possuem os olhos no topo da cabeça (como o tamboril). Esta família inclui cerca de 51 espécies, distruibuídas por 8 géneros. São peixes marinhos que habitam águas profundas e superficiais. Devido à sua posição dos olhos, são conhecidos por stargazer fish, em inglês.
Para além de possuírem os olhos no topo da cabeça, os peixes da família Uranoscopidae possuem uma enorme boca, também voltada para cima. Passam a maior parte do seu tempo, enterrados na areia, esperando por uma presa que passe acima deles. Quando tal acontece eles saltam para cima, emboscando a presa (normalmente um invertebrado ou um peixe), apanhando-a com a sua grande boca. Algumas espécies possuem um isco luminescente (com forma de um verme) para atrair presas, o que torna mais fácil a captura de presas.
Cada espécie apresenta diferentes comprimentos, por exemplo o peixe-monge Kathetostoma giganteum pode chegar aos 90 cm, enquanto o minimo é cerca de 18 cm. Não se sabe muito relativamente aos hábitos de reprodução, mas sabe-se que as espécies apresentam dimorfismo sexual.
Estes peixes são venenosos, possuem dois grandes espinhos venenosos atrás dos opérculos e acima das barbatanas peitorais. As espécies do género Astroscopus (possuem um orgão elétrico, músculos oculares modificados) e Uranoscopus (o orgão elétrico é derivado de músculos sónicos) conseguem causar choques elétricos. Estes dois géneros fazem parte das 8 evoluções independentes da bioleletrogénese que se verificou em animais marinhos. Também são únicos no grupo de peixes elétricos, pois não possuem eletrorecetores.
Fonte: Wikipedia,