O mundo da portabilidade trouxe uma infinidade de melhoramentos na forma como armazenamos energia. As baterias estão cada vez mais capazes e mais sofisticadas. Desta vez a novidade é as baterias para instalar em casa. Os rumores de que baterias para casas iam surgir foram desfeitos com a confirmação por parte de Elon Musk. A Tesla Powerwall é uma super bateria que permite alimentar toda a habitação.
As baterias para casas surgem numa forma de responder à necessidade de alternativas para armazenar energia, uma vez que atualmente as fontes de energia para a habitação já são variadas.
As baterias foram apresentadas em dois modelos, um de 7 kWh e outro de 10 kWh com uma autonomia de 5 horas. Ambos os equipamentos têm a capacidade de debitar uma potência contínua de 2000 W, podendo mesmo chegar aos 3300 W.
Quais as vantagens de ter baterias para a casa?
Estas baterias permitirão aos utilizadores armazenar energia proveniente, por exemplo de painéis solares ou outras fontes de energia renovável instaladas em casa, quando há excesso e usufruir da mesma em alturas de escassez. Por exemplo, seria possível armazenar a energia resultante de painéis solares durante o dia e usar durante a noite. Para além disso, quem tiver sistema bi-horários, pode aproveitar para carregar a bateria na altura mais barata e gastar essa energia mais tarde.
Características
As bateria são de iões lítio, têm as dimensões de um pequeno frigorífico e podem ser instalada numa garagem ou mesmo numa parede. Com um peso de 100 kg, as baterias têm 10 anos de garanti e operam em condições óptimas entre os -20 °C e os 43 °C. O preço vai desde os 3000 dólares para o modelo de 7 kWh e chega aos 3500 dólares para o de 10 kWh.
Esta parece ser uma resposta acertada às políticas de auto produção de energia elétrica que têm se vindo a instalar nas casas dos consumidores particulares. Será que o nosso mercado está preparado para abraçar esta tecnologia?
Fonte: Pplware