O Escorpião-palestiniano-amarelo (Leiurus quinquestriatus) é um membro da família Buthidae. É conhecido por “perseguidor mortal” e é o escorpião mais venenoso do mundo. Felizmente, só o podemos encontrar em desertos ou matagais localizados no Norte de África até ao Médio Oriente.
São facilmente reconhecíveis pela sua cor amarela e por medirem entre 30-77 mm de comprimento e 58 mm de largura. Alimentam-se de insectos, na maior parte dos casos, ou de outros animais mais pequenos. A maior parte dos escorpiões, incluindo estes, conseguem sobreviver nestes ambientes áridos, pois conseguem atrasar o seu metabolismo e entrar em hibernação (mas se sentir alguma presa por perto, rapidamente fica activo, tornando-se no caçador implacável que é).
O seu veneno, como já tinha referido, é muito perigoso devido à quantidade de diferentes neurotoxinas que o seu ferrão é capaz de soltar. Este “cocktail” tem um DL50 baixo. A sua ferroada é extremamente dolorosa porém o veneno não é capaz de matar um adulto humano saudável, mas é mortal para crianças, idosos ou pessoas com um sistema imunitário enfraquecido. Também é letal para pessoas com problemas cardíacos. Um envenenamento pode levar à ocorrência de um choque anafiláctico, e caso o indivíduo ou animal não sobreviva, a causa da morte é por edema pulmonar.
Mas não se preocupem felizmente há um anti-veneno. Porém o tratamento é bastante demorado pois as neurotoxinas deste escorpião são bastante resistentes, sendo necessário grandes quantidades de anti-veneno.
Após muita análise, descobriu-se que existem componentes do seu veneno que podem ser bastante úteis para tratar tumores cerebrais ou diabetes.
A única ameaça existente a esta espécie, é ser muito cobiçada para ser mantida como um animal de estimação, como tal, milhares de escorpiões são capturados e mantidos em cativeiro. Só zoos ou locais especializados estão autorizados para manter esta espécie, sendo assim proibido o seu estatuto como animal de estimação (Como se compreendo é demasiado perigoso ter um animal destes por perto).
É aconselhável que só seja manuseado por especialistas em aracnídeos pois o Escorpião Amarelo Palestiniano tem tendência a ser uma espécie agressiva e muito nervosa.
Espero que tenham gostado desta espécie venenosa e próxima sexta-feira haverá outro Animal em Destaque. Até sexta!
P.S.: Desculpem-me pelo atraso.
Luís M. Tavares