Hoje celebra-se o Dia Mundial da Hipertensão.
Para assinalar a data são realizados rastreios gratuitos à pressão arterial por várias instituições de saúde, de forma a alertar e prevenir a população para as consequências da hipertensão no organismo, com especial destaque para o AVC (Acidente Vascular Cerebral). O objetivo deste Dia Internacional da Hipertensão é combater o flagelo da hipertensão.
O que é a hipertensão arterial?
A hipertensão arterial (HTA, sigla) caracteriza-se por uma pressão sanguínea excessiva na parede das artérias, acima dos valores considerados normais, que ocorre de forma crónica. Define-se hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgarmente chamado 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg (vulgarmente chamado 9).
Na Europa estima-se que a hipertensão arterial afete cerca de 35-40% da população, e em Portugal estima-se que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%. Dos doentes com hipertensão arterial, menos de metade estão medicados com fármacos anti hipertensores e só 11,2% estão controlados.
Por isso, hoje poderá ser uma dia para o relembrar de avaliar a sua tensão arterial e, se necessário, consultar o seu médico para fazer uma avaliação mais detalhada. Não deixe a sua saúde de lado!