Tal como a publicação anterior, hoje vamos voltar a falar de segurança na internet e em mecanismos que podemos usar para evitar situações desagradáveis. Tal como referido na publicação da semana passada (aqui), o phishing é uma das técnicas mais utilizadas pelos hackers para obter informação confidencial alheia, nomeadamente número de cartão de crédito e dados de acesso bancários.
Assim sendo, hoje vamos perceber o quão está preparado para identificar este tipo de conteúdos. Para isso, vamos recorrer a um teste criado pela Google que o coloca numa série de situações que tem de decidir se se trata de uma situação segura ou de uma tentativa maliciosa de phishing.
Teste
O teste é totalmente gratuito e depois cerca de 5 minutos para responder às 8 questões que são colocadas. Quando inicia o teste, é-lhe pedido de imediato um nome e um email, mas pode (e deve) usar um nome e um email inventado. Isto serve apenas para que as situações que lhe vão ser colocadas sejam o mais reais possível. A imagem abaixo mostra precisamente o tipo de situações que vão ser colocadas ao longo do questionário. A ideia é interagir com o email recebido e perceber se se trata de um email verdadeiro ou de phishing.
Acertei 6 das 8 questões colocadas, sendo que errei duas questões por considerar que se tratavam de phishing e na verdade eram verdadeiras. Faça também o teste (aqui) e comente o resultado.