A Google lançou, em colaboração com David Li, uma ferramenta web para criar e partilhar músicas com recurso a uma tecnologia de Machine Learning.
Ao aceder ao Blob Opera, entrará em contacto com 4 “blobs” que emitem sons quando se clica sobre eles. É possível arrastar com o rato para controlar a nota e a vogal. Arrastar o rato na vertical controla a nota e na horizontal a vogal (a, e, i, o e u).

Várias horas de canto analisadas
Quatro cantores de ópera foram essenciais para a construção desta ferramenta: o tenor Christian Joel, o baixo Frederick Tong, a mezzo-soprano Joanna Gamble e a soprano Olivia Doutney. Estes cantores providenciaram várias horas de canto que permitiram a aprendizagem do algoritmo. Como resultado temos estes 4 “blobs” capazes de “cantar”, sendo que nenhum deles corresponde à voz dos cantores, mas sim ao que o computador criou a partir desses dados.
Além de poder criar e gravar as suas próprias músicas, pode optar por colocar os “blobs” a cantar músicas bem conhecidas como o “Jingle Bells” ou a “Silent Night”.

Pode ver a interpretação do “Jingle Bells” aqui.