Já alguma vez se questionou porque é que corremos com os braços flectidos? Qual a vantagem de correr com os braços dobrados ao invés de esticados?
Este é um tema que tem sido debatido por alguns investigadores, mas o mistério está longe de estar resolvido.
Como afirmam os investigadores, a maioria das pessoas caminha com os braços ligeiramente flectidos. No que diz respeito à corrida, a maioria das pessoas corre com os braços efetivamente dobrados. Apesar de se tratar de uma situação considerada normal, a verdade é que ninguém sabe a razão para tal acontecimento.

Existe explicação para andar mas não para correr
Um grupo de investigadores publicou, em 2019, um trabalho onde foram avançadas explicações para o facto das pessoas habitualmente caminharem com os braços ligeiramente dobrados. De acordo com o reportado, os braços praticamente esticados apresentam uma vantagem energética durante a locomoção. No entanto, parece que os braços dobrados durante a corrida ficaram sem uma resposta. Pelo menos, por agora.

Relativamente à corrida, os investigadores afirmam que correr com os braços dobrados não apresenta qualquer vantagem do ponto de visto energético. Adiantam ainda que este comportamento pode ter apenas uma função de melhorar o equilíbrio durante a marcha a velocidades mais elevadas. Porém, acabam por destacar que este comportamento é um estereotipo que pode não ter qualquer vantagem real.
Fonte: Improbable Research