
Um lobo-cinzento de pêlo branco e outro com pêlo escuro, num zoo francês. Autor: Stéfan.
O Lobo-cinzento (Canis lupus) é um dos mamíferos terrestres de grande porte que apresenta a maior distribuição pelos continentes, a seguir aos humanos e gado. Outrora, estes mamíferos habitavam todo o hemisfério norte, sendo a sua observação bastante comum. Porém, desde muito cedo, os humanos e o lobo-cinzento têm uma relação antagonista. Apesar, de quase nunca atacarem humanos, o lobo-cinzento é considerado como um predador assustador e maléfico. Costumam atacar animais domésticos, gado em especial, e assim ganharam a animosidade dos humanos. Devido a tal, imensos lobos foram mortos. Em diversas partes do mundo, como em quase todos os estados do Estados Unidos, ou na Europa central, os lobos-cinzentos foram extintos. Membros da espécie ainda podem ser encontrados no Alaska, Canadá e Ásia.
Um lobo-cinzento adulto pode chegar a pesar cerca de 40 kg e ter 105-160 cm em comprimento e 80-85 cm em altura de ombro.
As restantes populações de lobo-cinzento estão bem assentes e protegidas nos seus ecossistemas, não havendo perigo de extinção.

Uma matilha de lobos em Yellowstone. Autor: Doug Smith.
O lobo-cinzento pertence à família dos canídeos e comunica com outros indivíduos da sua espécie através de uivos. Um lobo solitário uiva para atrair a atenção da sua matilha, enquanto diversos uivos são utilizados em comunicações territoriais entre as várias matilhas. Muitas vezes, um lobo uiva em resposta a um uivo de um outro lobo.

Os lobos comunicam entre si através de uivos. Autor: Retron.
Normalmente, um lobo-cinzento vive em matilhas compostas entre 6-10 animais. Caçam em conjunto para conseguir matar presas de grande porte, como veados, alces, e outras espécies semelhantes. São capazes de percorrer grandes distâncias, cerca de 20 km, num único dia. Quando a caça foi bem sucedida, um único indivíduo é capaz de consumir quase 9 kg de carne. Os lobos também caçam mamíferos mais pequenos como coelhos, ou pássaros, lagartos, cobras e fruta. Até podem chegar mesmo a comer invertebrados marinhos.

Um lobo-cinzento num zoo, em Praga. Autor: Katerina Hlavata.
A matilha normalmente possui um casal alfa, isto é, um casal dominante. Este casal é o único que pode reproduzir-se e ter crias. Os restantes adultos da matilha tomam conta das crias, ajudando-as a alimentarem-se. Os restantes adultos ajudam o casal dominante a caçar.