Fitofotodermatite é uma reacção inflamatória fototóxica cutânea causada pelo contacto de um composto de origem botânica sensibilizante à luz, seguida de exposição a radiação ultravioleta A, parte da luz solar. Os sintomas incluem vermelhidão (eritema), inchaço (edema), formação de bolhas e posteriormente hiperpigmentação. É de denotar que não se trata de uma reacção inflamatória pois não é necessário contacto prévio com a substância para se manifestarem sintomas.
O que acontece nestes casos é que algumas plantas, nomeadamente as das famílias Apiaceae, Rutaceae, Moraceae e Fabaceae possuem um tipo de compostos denominado de furanocumarinas. Entre estas encontram-se as furacumarinas lineares, como o psoraleno, o principal responsável pela ocorrência de fitofotodermatite.
O psoraleno é um agente intercalante de DNA, ou seja, interage com o DNA, intercalando os pares de bases do mesmo (daí o nome). Enquanto isto não é especialmente mau em condições normais, quando exposto a radiação UVA, o psoraleno liga-se covalentemente ao DNA, levando à morte celular programada, denominada de apoptose. Ou seja, a luz solar ao incidir na pele que foi previamente exposta a este composto leva à ocorrência de lesões, manifestação macroscópica da morte destas células.
Curiosamente um dos frutos que possui uma elevada concentração de psoraleno é a lima. Por esta razão, esta condição é também conhecida por doença da lima (não confundir com a doença de Lyme). Todos os verões várias pessoas dão entradas nas urgências com sintomas de queimaduras graves nas mãos, que na verdade são causadas pelo sumo de lima e exposição solar, um cenário comum entre pessoas que fazem serviços de catering nessa altura.
Outros vegetais que também contêm níveis elevados de furanocumarinas são o aipo, a salsa, e as cenouras. Um estudo epidemiológico demonstrou que são também vários os repositores de supermercado a demonstrar sintomas de fitofotodermatite dado terem contacto com estes vegetais diariamente.
Concluindo, se há algo que aprendemos este ano é a importância de lavar as mãos com frequência.
Fontes:
Bartenders beware of “margarita burn” caused by squeezing limes
Lime-induced phytophotodermatitis
Phytophotodermatitis from celery among grocery store workers