Um grupo de investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), no Botsuana, descobriu uma forma de proteger o gado contra os predadores da região. Segundo os investigadores, pintar olhos no rabo dos animais ajuda-os a evitar os predadores. Hienas e leões, alguns dos predadores que ocupam a savana africana, ficam confusos com os olhos desenhados nos rabos dos bovinos.
O estudo
O estudo decorreu ao longo de 4 anos, durante os quais o grupo de investigadores observou 14 fazendas que já haviam registado ataques por leões.

Os animais foram então divididos em três grupos:
- animais sem marcação no rabo
- animais com uma cruz desenhada no rabo
- animais com dois olhos desenhados no rabo
Os resultados mostraram que nenhum bovino com olhos desenhados no rabo foi atacado durante o período de estudo. Já o grupo dos animais com cruzes desenhadas no rabo viram quatro dos seus membros serem vitimas de ataques. O grupo de animais sem qualquer marcação registou 15 ataques.
Vários animais na Natureza já fazem uso desta técnica de mímica ocular para afastar predadores. No entanto, nunca havia sido observado tal comportamento em mamíferos.
Estratégia pode ajudar a criação de gado
De acordo com os investigadores, o desenho de olhos no traseiros dos bovinos pode ajudar a salvar vários milhares de animais de gado todos os anos. Esta pode ser uma mais valia para todos aqueles que dependem a criação de gado para a sua subsistência. Consequentemente, esta estratégia pode também funcionar como uma lufada de ar fresco no que diz respeito à economia local.
Fonte: Mega Curioso