O Tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) é um predador de grandes dimensões, com linhas verticais quase imperceptíveis ao longo do seu dorso. Recebeu o seu nome devido a estas linhas, que estão bem visíveis nos juvenis. Mas à medida que o tubarão amadurece, estas linhas vão desaparecendo. São bastante comuns em águas tropicais e sub-tropicais por todo o mundo. São mais comuns em redor das ilhas do Pacífico.

O Tubarão-tigre é um predador apex dos oceanos. Autor: Albert Kok.
Indivíduos adultos podem chegar a ter 3,25-4,25 m de comprimento e pesar cerca de 382-635 kg. Porém, indivíduos já foram apanhados a pesar mais e ter um maior comprimento que a média. As fêmeas geralmente são maiores e mais pesadas que os machos. Em termos de tamanho, o tubarão-tigre é apenas ultrapassado em tamanho pelo tubarão-branco, o tubarão-frade e o tubarão-baleia.
Tiger sharks are common in tropical and sub-tropical waters throughout the world. Large specimens can grow to as much as 20 to 25 feet in length and weigh more than 1,900 pounds. No seu focinho, o tubarão possui orgãos sensitivos denominados de ampulhetas de Lorenzini. Estas ajudam-o na caça, pois detetam campos elétricos.
Tal como o tubarão-branco, o tubarão-tigre tem reputação de atacar humanos e devorá-los. Realmente, o tubarão-tigre é o segundo responsável por ataques a pessoas, atrás do tubarão-branco. Mas ao contrário do tubarão-branco, o palato do tubarão-tigre não é muito sensível. Desta forma, após morder uma pessoa é pouco provável que se afaste, ao contrário dos tubarões-branco.

Um tubarão-tigre juvenil. É possível observar as ricas verticais escuras no seu dorso. Autor: Albert Kok.
Utilizam os seus sentidos apurados de visão e cheiro, para encontrar comida. A sua dieta abrange todo o tipo de comida que possa encontrar na água. Com os seus dentes afiados e altamente serrilhados, combinados com poderosas mandíbulas, conseguem devorar qualquer presa. Conseguem quebrar as carapaças de tartarugas-marinhas e até as conchas de moluscos. Alimentam-se também de raias, serpentes-marinhas, focas, aves, lulas, leões-marinhos, peixes e até mesmo golfinhos,outros tubarões e baleias doentes/juvenis. Às vezes podem até mesmo chegar a comer pneus velhos, matrículas e outro lixo marinho q encontrem. Estes carnívoros alternam entre o fundo marinho e o mar aberto para caçar.
O tubarão-tigre é sagrado para os nativos havaianos, que acreditam que os seus olhos têm poderes especiais de percepção.

Costuma vasculhar os fundos marinhos e nadar pelo mar aberto, perto da superfície da água, á procura de alimento. Autor: Andy Voeltz.
A sua coloração acinzentada ajuda a camuflar o tubarão quando se aproxima lentamente da sua presa. Depois é só nadar rapidamente, surpreendendo-a e apanhando-a.
Apesar de ser um predador apex (topo da cadeia alimentar), sabe-se que até mesmo este animal pode ser morto por bando de orcas.
São uma espécie classificada como “quase ameaçada” ao longo do seu território. Tal se deve à caça pesada para se obter as suas barbatanas, pele, carne e fígado (contém elevados níveis de vitamina A). Como têm uma baixa taxa de reprodução, a pressão causada pela pesca excessiva vai eventualmente ter um impacto notável sobre a espécie.
Fonte: Wikipedia, National Geographic