O Pombo-comum (Columba livia), também denominado de pombo-doméstico ou pombo-das-rochas, é uma ave pertencente à família Columbidae. Esta espécie inclui os pombos domésticos e semi-domésticos, que habitam as nossas cidades, bem como os pombos selvagens.
Estes pombos apresentam uma grande variação nas suas cores, apresentando plumagem cinzenta, normalmente mais clara nas asas, enquanto na cabeça e peito é um cinzento mais escuro. O pescoço apresenta cores esverdeadas ou outros tons como o rosa devido à iridiscência das penas. Apresentam ainda uma faixa negra sobre a cauda e o fim das asas. As suas patas são cor-de-rosa ou avermelhadas.
Um pombo-comum adulto apresenta cerca de 62-72 cm de envergadura de asa e 29-37 cm de comprimento. O peso normal ronda os 238-380 g, porém os pombos-domésticos e semi-domésticos sobrenutridos podem exceder o peso normal. Os machos e as fêmeas são muito semelhantes, normalmente as fêmeas apresentam uma iridescência a nível do pescoço menos intensa e mais restrita.
Os pombos-comuns alimentam-se de sementes e pequenos insetos que se encontram no chão, em grupo ou individualmente.
Os pombos-comuns selvagens são originários de áreas rochosas, geralmente perto das costas. Esta espécie selvagem é nativa principalmente ao sul da Europa, Norte de África e toda a região sudoeste e sul da Ásia. Porém a domesticação dos pombos e a sua introdução em ambientes extrangeiros fez com que as populações de pombos-comuns aumentassem em grande escala a nível mundial. As espécies domesticadas podem ser encontrada em vários lados, como em quase toda a Europa como na América do Norte.
Os pombos-comuns tornaram-se numa espécie sinantrópica, isto é, uma espécie que vive perto de habitações humanas, devido à disponibilidade de alimento e de abrigo, cujo crescimento descontrolado, devido à ausência de predadores adequados, pode causar determinados problemas de saúde, visto que os pombos-comuns podem transmitir certas doenças. Estas aves também competem com outras aves nativas por alimento e danificam os monomentos com as suas fezes.
Os pombos-comuns são normalmente monógamos e a fêmea deposita sempre dois ovos no ninho. A época de acasalamento atinge o seu auge no verão e primavera. O período de incubação dura cerca de 17-19 dias e é partilhado por ambos os pais.
Predadores conhecidos de pombos-comuns incluem diferentes aves de rapina, dependendo da área, como por exemplo falcões ou gaviões, corujas, corvos. As suas crias e ovos estão mais vulneráveis a felinos selvagens ou gatos domésticos.
Fonte: Wikipedia (1), (2)