O Feneco (Vulpes zerda), também conhecida como raposa-do-deserto, é a espécie de raposa mais pequena do mundo, podendo um adulto medir cerca de 24-41 de comprimento (corpo e cabeça) e pesar 1-1,5 kg. A cauda pode chegar aos 18-31 cm de comprimento. Mas apresentam umas orelhas de grandes dimensões, cerca de 15 cm.
Habitam as regiões desérticas do norte de África, incluindo o deserto do Saara. São animais noctornos, permitindo a sobrevivência destes pequenos canídeos no deserto escaldante e seco. Apresentam ainda adaptações físicas que auxiliam na sobrevivência: as suas orelhas gigantes, lembram as orelhas de um morcego, ajudam a irradiar e dissipar o calor corporal da raposa. Possuem um pêlo espesso e comprido que actua como um isolador, protegendo-o durante as notas frias e do sol quente durante os dias. Também apresentam pêlo nas suas patas, de forma a atuar como sapatos para os proteger da areia gelada ou extramamente quente. Conseguem passar grandes períodos de tempo sem água.
As suas patas também são muito úteis na escavação, visto que os fenecos vivem em tocas subterrâneas. É nestas tocas que as raposas vivem em pequenas comunidades, com cerca de 10 indivíduos. Como os restantes canídeos, os feneco macho marcam o seu território com urina e tornam-se competidores agressivos, quando a época de acasalamento começa.
Alimentam-se de pequenas plantas, mas também insectos, répteis, roedores ou ovos, sendo predadores oportunistas. Fazem uso do seu bom sentido de audição para caçar as suas presas.
Devido ao seu aspecto e à sua pelagem cor de creme, as raposas-do-deserto são considerados animais de estimação exóticos, sendo vendidos em muitos locais do mundo. Também existem tribos locais que caçam as raposas pelas suas peles.
Quanto ao estado das suas populações acreditam-se que estejam estáveis. Em cativeiro, as raposas conseguem viver cerca de 14 anos.
Fonte: Wikipedia, National Geographic