Se há vinte anos alguém nos falasse sobre as utilidades tecnológicas atuais, diríamos que pertenciam à ficção científica. Efetivamente, no início do século XXI, a utilização da tecnologia em cibersegurança, a conceção de um metaverso, o recurso à realidade virtual para assistirmos a um concerto ou o desenvolvimento e transação de criptomoedas eram realidades bastante remotas, que facilmente descartaríamos como demasiado futuristas para serem aplicadas na realidade e num espaço de tempo tão reduzido.
A problemática da utilização das tecnologias inteligentes
Porém, aqui estamos nós em 2023, num momento de viragem histórica em que se discutem os limites da utilização da inteligência artificial, depois de a mesma ter sido usada não só nas ciências como também na produção artística, e numa fase em que depois da ascensão do bitcoin, as criptomoedas lutam também para sobreviver a um vazio legal.
Pois bem, a verdade é que o mundo pula e avança, e as tecnologias vão sendo gradualmente aplicadas nos nossos quotidianos de forma discreta, até se tornarem recorrentes e uma realidade em tudo o que nos rodeia, e já não podermos passar sem elas para nos proporcionarem conforto, entretenimento, segurança e tantas outras funções em que nem sequer pensamos e damos por adquiridas, na maior parte das vezes.
Tecnologias inteligentes aplicadas no dia a dia
Este é, de facto, o novo mundo em que as tecnologias inteligentes são aplicadas em diferentes funcionalidades corriqueiras do nosso dia a dia, para nos facilitar a vida e garantir experiências seguras e isentas de desconforto, recorrendo sobretudo ao dispositivo que todos temos no bolso: o smartphone.
De facto, é a partir dele que fazemos transações bancárias que se desejam seguras, que interagimos com a domótica, com os NFTs dos nossos jogadores favoritos e que assistimos a milhares de conteúdos em centenas de plataformas distintas. Também comunicamos com familiares e amigos noutros continentes, ou, através da tecnologia de localização, conseguimos simplesmente consultar as previsões meteorológicas para os próximos dias, no local onde nos encontramos. Da mesma forma, é também a partir do smatrphone ou de qualquer dispositivo móvel que podemos jogar centenas de jogos, o que nos surpreenderia e bastante no início dos anos 2000.
Ora, numa perspetiva leiga, a grande vantagem da aplicação destas tecnologias em plataformas de conteúdos online é o rigor e o funcionamento padronizado que permitem.
De facto, como o nome indica, a AI é uma inteligência mecânica e rigorosa aplicada em diferentes campos, daí a sua utilização nas artes estar a ser tão contestada, pois esses são campos associados normalmente à emoção e espontaneidade, conceitos à partida desconhecidos das máquinas e computadores. Sendo certo que a aplicação da AI na fotografia e produção literária e musical é bastante controversa e carece de legislação, é, no entanto, inequívoco que a utilização da mesma tem inúmeras vantagens em aplicações mais consensuais.
A utilização das tecnologias inteligentes em setores com dimensão financeira
Em setores que envolvem a partilha de dados bancários, o comércio digital, as aplicações bancárias, a transação de criptomoedas e nas plataformas de iGaming, por exemplo, a encriptação de dados e a tecnologia blockchain são fundamentais para preservar os dados dos utilizadores e prevenir fraudes.
Tecnologias inteligentes no setor de Gaming
Mas as aplicações de tecnologias inteligentes no setor do gaming não se ficam por aqui. De facto, há que destacar o papel do gerador de números aleatórios, também chamado de RNG, que garante a isenção de resultados das plataformas de jogo e a justeza dos mesmos, na promoção de uma imagem de integridade da indústria.
Mas as vantagens da aplicação das tecnologias inteligentes no setor do gaming e do iGaming vão além dos tão importantes aspetos da segurança e rigor de resultados de jogos. São elas que permitem a viabilização, em qualquer momento ou lugar, de centenas de jogos que estão incluídos nos vastos catálogos disponibilizados nas plataformas de entretenimento, com a maior da qualidade e inovação.
Realismo, personalização e dimensão social
Da mesma forma, é o recurso a estas tecnologias que permite também que tenhamos experiências de jogo realistas e que possamos até conversar com outros jogadores, como se estivéssemos efetivamente numa sala real, para já não falar da navegação rápida e intuitiva nos diferentes dispositivos: computador, smartphone ou tablet.
Além do mais, as tecnologias inteligentes permitem que as plataformas sejam capazes de adivinhar as nossas preferências em jogos, antecipando também o tipo de apostas que costumamos fazer, tudo com base no nosso histórico de jogos, o que intensifica a sensação agradável e humana de sermos reconhecidos num local que gostamos de frequentar. Assim, apesar da contestação que enfrentam noutras áreas mais criativas, consideramos que o saldo do recurso às tecnologias inteligentes no setor dos jogos é bastante positivo, e que as mesmas são vantajosas para os utilizadores, permitindo segurança, utilização abrangente, diversidade de conteúdos e realismo.