Estudos recentes mostraram que a parte do cérebro responsável pelo processamento de memórias está ativa a partir dos 3 meses de idade, porém não está ainda totalmente formada nessa altura. O hipocampo é a região do cérebro associada à formação destas memórias, mas que apenas estará totalmente funcional numa fase mais avançada da infância.
Os autores de um estudo recente apresentaram uma nova hipótese, sugerindo que os bebés poderão ter apenas memória estatísticas nos primeiros tempos da sua vida. Este tipo de aprendizagem refer-se à capacidade de reconhecer e prever padrões que nos ajudam a ter percepção do ambiente que nos rodeia. Por outro lado, as memórias de episódios estão associadas à lembrança de momentos específicos. Normalmente, este último tipo de memória é desenvolvido numa fase mais tardia da infância.
Estas novas evidências parecem responder à dúvida que se colocava: Como é que aprendemos tanto nos primeiros meses da nossa vida (andar, falar, reconhecer objetos, etc…), mas temos tão poucas memórias desse período.
O estudo
Este estudo foi conduzido através da análise da atividade cerebral de 17 bebés (com idades entre os 3 meses e os 2 anos), aos quais foram mostradas imagens aleatórias ou relacionadas entre si. A atividade do hipocampo é aumentada significativamente quando uma sequência de imagens estruturadas é apresentada de forma sequencial. Este estímulo parece favorecer a aprendizagem estatística.
Com o avançar da idade, a parte posterior do hipocampo expande significativamente, sustentando a ideia de que esta poderá ser a região associada à memória de episódios. Em conjunto, estas evidências sugerem que o hipocampo poder guardar informação de aprendizagem estatísticas sem passar pelo processamento das memórias episódicas. Desta forma, a criança aprende mas não guarda recordações de eventos passados.
Em suma, estes resultados mostraram que os bebés são capazes de guardar memórias desde muito cedo. Porém, numa primeira fase, essas memórias são apenas aprendizagem e não momentos específicos.
Fonte: Ellis, C. T., Skalaban, L. J., Yates, T. S., Bejjanki, V. R., Córdova, N. I., & Turk-Browne, N. B. (2021). Evidence of hippocampal learning in human infants. Current Biology. https://doi.org/10.1016/j.cub.2021.04.072