O urso-negro (Ursus americanus) é a espécie de urso mais conhecida e comum da América do norte. Pode ser encontrado desde o México até ao Canadá. Apesar do seu nome, os ursos-negros para além terem uma pelagem negra, podem apresentar outras cores. Cores essas como o cinzento-azulado, preto-azulado, castanho e até, muito raramente, branco.

Um urso-negro (Ursus americanus kermodei) com pêlo branco. Apenas 100-500 indivíduos desta sub-espécie apresenta pêlo branco. Autor: Jackmont.
Habitam as florestas, pântanos e montanhas e são também excelentes trepadores de árvores.
São capazes de viver até cerca de 20 anos. Os machos adultos são bastantes maiores que as fêmeas, podendo chegar a ter um peso de 57-250 kg. Já as fêmeas têm cerca de 41-170 kg. Um adulto tem de comprimento 120-200 cm e 70-105 cm de altura de ombro.

O urso-negro é uma das maiores espécies de ursos existentes. Autor: Diginatur.
São animais oportunistas, apresentando uma dieta variada. A maior parte da sua dieta inclui ervas, raízes, bagas selvagens e insectos. Também comem peixe (ex: salmão) e mamíferos, incluindo carcaças em decomposição. Devido à disseminação das povoações humanas, tornou-se hábito de alguns indivíduos começarem vasculhar pelo lixo em busca de comida.
Ursos-negros que fiquem habituados a arranjar comida podem tornar-se bastante perigosos. Ultimamente podem acabar mortos. Assim é bastante comum o aviso para nunca alimentar os ursos.
Comportamento do Urso-negro
Como outras espécies de ursos, estes também são solitários. Eles mantêm territórios bastante extensos, mas não tomam medidas de proteção contra outros ursos errantes. Ursos machos podem chegar a vaguear cerca de 46 – 207 km2.

Uma progenitora a alimentar-se de bagas. Autor: Alan Vernon.
Durante o Verão e Outono, os ursos passam grande parte do seu tempo a alimentarem-se para aumentar as suas reservas de gordura. Desta forma, quando o Inverno finalmente chega, os ursos-negros hibernam nas suas tocas.
As tocas podem ser encontradas em cavernas, buracos subterrâneos, ou outros locais bem abrigados. Até buracos altos nas árvores são foram transportados em locais para hibernar. A duração da hibernação depende do clima vigente, o que varia muito dependendo da localização do indivíduo.
As fêmeas dão à luz a duas ou três crias surdas, cegas e indefesas durante o Inverno. A progenitora irá mantê-las na toca até à chegada da Primavera. Nesta altura, a progenitora leva as crias pela primeira vez para fora em busca de alimento. Durante dois anos, as crias vão ficar com as suas mães aprendendo com elas a caçar e a sobreviver no meio selvagem.

Crias recém-nascidas de urso. Autor: Mark Betram.
Fonte: National Geographic;