O tubarão-de-pontas-negras (Carcharhinus limbatus) pode ser encontrado nas águas quentes de zonas costeiras de quase todo o mundo. Este peixe frequenta baías, estuários, recifes de coral e as águas pouco profundas de praias e foz de rios. Podem ser encontrados em quase todos os oceanos. Durante o Verão, algumas espécies migram para águas mais frescas, por exemplo Cape Cod, em Massachussets, enquanto outras mantêm-se em águas mais quentes o resto do ano.
Esta espécie organiza-se em cardumes segregados por género, excepto durante a época de acasalamento. Possuem manchas negras em quase todas as suas extremidades, nas barbatanas. Normalmente, um adulto tem cerca de 1.5 m de comprimento e pode pesar 123 kg.

Nem todas as extremidades do tubarão-de-pontas-negras são coloridas de negro. Autor: Albert Kok.
Alimentam-se principalmente de uma enorme variedade de peixes, incluíndo pequenas espécies de tubarões e membros das famílias das raias, mantas, lulas e até alguns crustáceos. Costumam também seguir os barcos de pesca, alimentando de peixes descartados de volta para o mar.
O tubarão-de-pontas-negras muitas vezes é visto a saltar da água, rodopiar o seu corpo várias vezes e entrar de costas na água. Este teatro aéreo é muitas vezes utilizado para que o tubarão consiga surpreender as presas por debaixo.
Em 2008, testes de DNA comprovaram que uma fêmea engravidou-se por partenogénese (sem a ajuda de um macho). Não se sabe qual a raridade deste evento, dentro desta espécie.

Autor: Albert Kok.
O tubarão-de-pontas-negras está classificado como “Quase Ameaçado”

Estes tubarões não possuem elevado risco para nadadores. Autor: Albert Kok.
A proximidade destes carnívoros às costas, em águas pouco profundas, tornam a espécie vulnerável ao desenvolvimento costeiro. Os berçários necessários para reprodução são especialmente afetados. A pesca comercial é bastante extensa em certas partes do seu território, como na Índia, no México e no sudeste dos Estados Unidos. A sua carne e barbatanas têm valor comercial, em especial o último que é usado para fazer sopa de barbatanas.
Fonte: Wikipedia, National Geographic