2016 foi um ano muito produtivo para o Mundo da Ciência. Neste vídeo encontram-se representadas algumas das inúmeras descobertas realizadas ao longo deste ano:
- Bioquímica: cientistas aprenderam a desenhar novos complexos proteicos, nunca antes vistos na natureza, entre os quais uma potencial vacina contra todas as estirpes da gripe ou sistemas de transporte de fármacos a células-alvo específicas.
- Inteligência Artificial: a empresa Google DeepMind conseguiu criar um programa de computado – AlphaGo – capaz de vencer um ser humano no jogo de Go, um jogo de extrema complexidade do ponto de vista computacional.
- Medicina: pela primeira vez, cientistas conseguiram converter células estaminais de rato em ovos férteis, que originaram ratos saudáveis. Se esta técnica funcionar com seres humanos, poderá revolucionar a área da reprodução assistida.
- Astronomia: foi encontrado um planeta do tamanho da Terra a orbitar Proxima Centauri e que parece possuir uma temperatura ambiente compatível com a existência de água no estado líquido à superfície.
- Genética: três estudos publicados este ano concluíram que os ancentrais da maioria da população humana actual migraram de África há cerca de 70000 anos, numa única onde de migração.
- Genética: foi desenvolvido um sistema compacto de sequenciação de DNA – Nanopore – que permite a leitura de ácidos nucleicos, base a base, à medida que estes passam por um poro. Esta tecnologia permite a leitura rápida de DNA (e.g. de patogénios) fora do laboratório.
- Óptica: foram criadas meta-lentes, que são capazes de fazer tudo o que uma lente comum faz, mas são muito mais finas que o vidro. Esta tecnologia poderá vir a ser aplicada para smartphones e óculos de realidade virtual.
- Medicina: vários estudos mostraram que destruir células velhas pode fazer com que ratos sejam menos susceptíveis a algumas doenças de envelhecimento, como aterosclerose, e que pode aumentar a sua longevidade até 20%. Testes clínicos estão agora a ser conduzidos em seres humanos para o tratamento da artrite.
- Psicologia: estudos mostraram que os grandes primatas são capazes de perceber quando um outro primata tem uma falsa crença, o que mostraram que não são só os humanos que são dotados da teoria da mente.
Mas a maior “descoberta” deste ano foi a prova da existência de ondas gravitacionais, previstas por Einstein. O sistema LIGO conseguiu detectar ondas gravitacionais provenientes da colisão de dois buracos negros. Esta informação permite uma melhor compreensão de como o Universo funciona.
Esperemos que 2017 seja ainda mais produtivo!
Fontes: Science