O taquímetro é aquela escala gradada em torno de grande parte dos relógios analógicos, contudo a sua função é desconhecida por muitos e ignorada por outros. Este artigo tem como objetivo ensinar os mais curiosos a usar esta ferramenta num dia tão especial como hoje onde toda a gente fica a olhar para o relógio perto da meia-noite.
Para que serve o taquímetro?
Bem o taquímetro permite-nos determinar a velocidade a que nos deslocamos ou qualquer objeto se desloca. Muito simples, uma vez o ponteiro dos segundos no zero iniciamos a contagem do tempo e da distância percorrida. Após completarmos, por exemplo, 1 km basta ver qual o valor do taquímetro que está indicado pelo ponteiro dos segundos. Esse valor corresponde à velocidade média, uma vez que a velocidade é dada por:
velocidade média = distância percorrida / intervalo de tempo
Assim, é muito rápido calcular velocidades tendo como base apenas a distância percorrida sem necessitar de uma calculadora. Vejamos um exemplo:
Vai a andar de bicicleta e quer saber a velocidade média a que se deslocou sabendo que faltam 2 km para chegar ao destino (indicação de uma placa rodoviária). Basta iniciar a contagem e verificar o valor no taquímetro. Neste caso terá de multiplicar depois o valor por 2, uma vez que a distância percorrida foram 2 km. Simples!
Poderá ficar a saber mais com o vídeo abaixo:
Aproveito para vos desejar um Feliz Ano Novo!