São os maiores animais do mundo, podendo alcançar os 30 m de comprimento (desde a cauda até à cabeça) e pesar 150 toneladas. Estamos a falar das grandiosas baleias-azuis (Balaenoptera musculus) que são até agora o maior animal que alguma vez existiu no mundo. A língua duma baleia azul pode pesar tanto como um elefante e o seu coração tanto como um automóvel. Quanto à altura, uma baleia azul pode ser comparada a prédio de 8 a 10 andares e quanto ao peso a 112 girafas adultas macho. Muitas pessoas julgam que o maior animal que já existiu foi uma espécie de dinossauro, mas a mais pesada e maior espécie de dinossauros descoberta foi o sauropóde Argentinossaurus, que pesava cerca de 81 650 kg (mais de metade do peso duma baleia azul).
A baleia-azul parecem possuir um tom azulado quando debaixo de água, mas à superfície a sua cor tem tons mais acinzentados. Já a sua barriga tem uma cor branca amarelada, causada pelos biliões de micróbios que lá se encontram.
A alimentação das baleias é feita exclusivamente à base de krill, animais pequeninos semelhantes a camarões. Um adulto consegue consumir cerca de 3,6 toneladas de krill por dia, em certas alturas do ano. As baleias-azuis não possuem dentes, em vez disso possuem membranas à base de queratina, chamadas lâminas córneas, localizadas na mandíbula superior que actuam como filtros. A baleia engole grandes quantidades de água (a expansão da sua garganta e barriga torna tal acção possível), para depois força-la a sair, usando a língua, pelas lâminas córneas, filtrando o krill e impedindo que este saia com a água, que posteriormente é engolido.
Podem ser encontradas em todos os oceanos, nadando em pequenos grupos, mas é mais comum estarem sozinhas ou com um parceiro. Durante o verão, alimentam-se nas águas polares que depois abandonam quando o Inverno chega, numa longa migração em direcção ao Equador. A velocidade cruzeiro normal de uma baleia-azul adulta é de 8 km/h porem quando ameaçadas estes conseguem alcançar aos 32 km/h.
São os animais mais barulhentos q existem no planeta. Elas emitem vocalizações para comunicar com membros da espécie que estejam até 1600 km de distância e como sistema de ecolocalização de forma a guiarem-se nas profundidades escuras do oceano.
As crias das baleias-azuis são também das maiores criaturas do mundo, estas passam cerca de um ano dentro do ventre da progenitora e quando saem para a água, já pesam cerca de 2,7 toneladas e possuem 8 metros. Alimenta-se apenas de leite materno e ganha cerca de 91 kg por dia, durante o seu primeiro ano de vida.
Acredita-se que têm uma esperança média de vida longa, à volta de 80-90 ano, sendo dos animais com maior longevidade. O indivíduo mais velho alguma vez encontrado tinha 110 anos.
Antigamente as populações de baleias-azuis eram muito extensas. Só que durante o início do séc XX, a caça às baleias-azuis aumentou imenso devido à grande procura de óleo animal à base de baleia, que quase as levou à extinção. Acredita-se que cerca de 360 000 indivíduos tenham sido massacrados durante esta altura.
Só a partir de 1966 é que foi criada legislação para proteger esta espécie, o que apenas permitiu uma leve recuperação. Actualmente, continuam ainda em perigo de extinção.
As baleias-azuis têm poucos predadores, como tubarões ou orcas, e muitas vezes estas são magoadas ou mortas por impactos contra navios.
Fonte: National Geographic, Como Tudo Funciona