Existem várias teorias da conspiração que têm circulado acerca da pandemia por Covid19, nomeadamente que o vírus foi “criado” em laboratório e libertado propositadamente ou que o vírus teve origem num asteróide que atingiu a Terra.
Para além destas ideias, também são muitos os que têm alegado que a nova tecnologia de rede móvel, o 5G, é responsável pela pandemia e/ou pela propagação do vírus do Covid19. Esta teoria completamente errada, e até despropositada, levou mesmo a que muitos cidadãos se revoltassem e destruíssem várias antenas de sinal 5G.
Para “ajudar à festa” ou simplesmente para obter algum lucro às custas da ignorância alheia, surgiu uma loja online que vende um “produto revolucionário”. Trata-se um dispositivo USB (ao estilo de um pendrive), chamado de 5GBioShield, que cria uma espécie de escudo contra todo o tipo de radiações, como o 5G.
5GBioShield
Antes que se sinta tentado a testar, vale a pena deixar aqui bem claro, que se trata apenas um pendrive convencional que é vendido por algumas centenas de euros e que não exercer qualquer tipo de efeito. No entanto, vamos conhecer um pouco mais acerca dos poderes deste equipamento.
De acordo com o site oficial do projeto, este pendrive cria uma nano-camada de proteção baseada numa tecnologia de catalisador halográfico quântico que restabelece a harmonia dos átomos. Esta proteção pode operar em raios de 8 a 40 metros.

Esta publicação serve de alerta para que não caía neste esquema fraudulento. Inclusive, os pendrives foram testados e verificou-se que apenas têm 128 MB de armazenamento. Além disso, os testes mostraram ainda que não existe qualquer conexão elétrica entre o pendrive e o equipamento onde é conectado.
No fundo, trata-se de um pedaço de plástico com uma conexão USB e que é vendida por cerca de 300 euros.
Fonte: IFLScience