A coruja-das-neves é uma ave carnívora facilmente encontrada nas tundras árticas, do Hemisfério norte. Antigamente era conhecida por Nyctea scandiaca, mas recentemente após a análise do seu DNA mitocondrial (da sequência do citocromo b) foi demonstrado que estas espécies são muito próximas das corujas do género Bubo. Como tal a espécie foi renomeada de Bubo scandiacus. É uma espécie solitária e monógama, a excepção sendo o seu parceiro de vida.
São bastante conhecidas não só devido à sua única plumagem branca como também devido à saga Harry Potter, na qual o jovem feitiçeiro possuía uma coruja-das-neves, chamada Hedwig. A espécie apresenta dimorfismo sexual: as fêmeas possuem manchas escuras nas penas e nunca se tornam completamente brancas, ao contrário dos machos, que à medida que envelhecem vão ficando mais brancos. Há indivíduos idosos que ficam totalmente brancos, com a excepção de raras e pequenas manchas escuras na plumagem.
Podem pesar cerca de 1,6-3 kg e terem uma altura de 52 a 71 cm. Porém a envergadura de asa varia entre 1,3-1,5 m de comprimento, fazendo desta uma das maiores corujas que existem.
As corujas-das-neves, como as restantes corujas e mochos, são predadores pacientes e inteligentes. Mantêm-se sempre em vigilância no topo das árvores, só levantando vôo quando identificam alguma presa. Fazem uso da sua visão e audição apurada para as detectar no manto de neve ou em vegetação espessa. É de recordar que as corujas conseguem virar a cabeça cerca de 135º para cada lado, devido às 14 vértebras que possuem no pescoço (o homem só possui 7 vértebras). Quando encontram alguma presa, elas levantam vôo e rapidamente a apanham com as suas garras. São diurnas, estando activas durante a noite e o dia.
Alimentam-se preferencialmente de lémingues, mas também gostam de caçar coelhos, pássaros, peixes e outros roedores. Por sua vez, as corujas-das-neves não possuem muitos predadores, à excepção de raposas ou outros mamíferos de menores dimensões ou outras aves de rapina, incluindo falcões ou corujas de maiores dimensões.
As fêmeas podem chegar a chocar cerca de 3-11 ovos, enquanto o macho mantêm a vigilância. O tamanho do ninho depende da abundância da comida no território do par de progenitores, podendo haver épocas em que nem ocorre acasalamento. São aves muito territoriais, defendendo o ninho e arredores contra qualquer animal, incluindo lobos até. para tal fazem autênticos vôos rasantes e acrobacias aéreas para distrair e afastar os predadores. Há espécies de animais, como os gansos canadianos que aproveitam esta defesa por parte das corujas-das-neves, para terem os seus ninhos em segurança.
Permanecem quase todos os anos nas zonas de tundra árctica, mas muitas vezes migram para as zonas sul do Canadá, ou da Europa e Ásia. A extenção da migração depende da abundância de lémingues e de alimento existente a sul. Durante as migrações podem ser encontradas em pântanos, campos abertos ou mesmo nas praias.
Fonte: Wikipedia e National Geographic